
Brasil Colônia & Revoltas Nativistas
Características gerais das rebeliões nativistas
Conjuntura Internacional
O Ideário do “bem comum”: Segundo esse ideário, seria dever do monarca promover o bem comum, e a ausência dessa promoção o tornaria ilegítimo. Além disso, a preservação dessa cultura política em Portugal criou uma noção de um direito da comunidade de resistir às injustiças.
O Juramento de Tomar (1581): Nesse juramento, os nobres lusos concordaram que Felipe II, rei da Espanha, também seria o rei de Portugal, desde que fosse consagrada uma autonomia administrativa entre os dois reinos.
A Revolta dos Irmãos Beckman (1684)
(CACD, 2012) Assinale a opção correta acerca da repercussão, na América portuguesa, das medidas adotadas por Portugal no período pombalino.
A Guerra dos Emboabas (1707-1709)
Na época, o contrabando do ouro era feito por meio de imagens ocas de santos. Daí vem o termo “santinho do pau oco”.



A Revolta dos Mascates (1709-1711)
A Revolta de Vila Rica (1720)

Antônio Parreiras - Julgamento de Filipe dos Santos, pintura em óleo.


Os Arraia Miúda, também chamados de “Faiscadores” eram homens livres pobres que viviam em busca do ouro de aluvião, o ouro em pó encontrado por meio da peneira, à beira do rio.
A Insurreição Pernambucana (1645-1654)

Victor Meirelles - Batalha dos Guararapes (1879), pintura em óleo


O Mito das Três Raças: sem o apoio da Coroa, portugueses brancos, escravos negros e lideranças indígenas teriam se unido para derrotar o invasor estrangeiro. Essa união das raças seriam a própria metáfora da identidade brasileira.
🔙 Revisando o contexto das Invasões Holandesas...
As invasões holandesas, que ocorreram no século XVII, foram o maior conflito político-militar da colônia. Embora concentradas no Nordeste da América Portuguesa, essas invasões fizeram parte do quadro das relações internacionais entre os países europeus, revelando a dimensão da luta pelo controle do açúcar e das fontes de suprimentos de escravos. Apesar disso, a resistência representou um grande esforço financeiro e militar com base em recursos majoritariamente locais.
No contexto da Contra Reforma, em busca de liberdade religiosa, os Países Baixos declaram sua independência da Espanha (1581), um ano após a formação da União Ibérica (1580-1640), entre Portugal e Espanha. Imediatamente, a Espanha declara que essas eram províncias rebeldes.
Já no século XVII, há uma proibição do acesso de comerciantes holandeses ao comércio do açúcar “brasileiro”. O problema dessa proibição é que a economia açucareira da América Portuguesa, “vaca leiteira” do império português, era financiada pelos holandeses, que também controlavam o refino e distribuição do açúcar.
Reação holandesa: pilhagens na costa africana (1595) e na cidade de Salvador (1604).
Na década de 1620, os Países Baixos criam a Companhia de Comércio das Índias Orientais, que passa a promover incursões na costa do Nordeste da América Portuguesa. Primeiro, os holandeses tentaram tomar a região de Salvador, mas foram derrotados. Após quase uma década de conflitos, os holandeses conquistam Pernambuco, em 1637, e instituem o governo de Maurício Nassau.
Apesar do fim da União Ibérica (1580-1640) e da ascensão de Dom João IV ao trono português (1640), as relações pacíficas com os holandeses não seriam restabelecidas automaticamente.
Durante o governo de Nassau (1637-1644), os holandeses expandiram seu domínio para o Sergipe e para o Maranhão, preservando a liberdade religiosa e promovendo reformas na infraestrutura local, o que evitou grande descontentamento da população.
O Quilombo dos Palmares (1630’s-1695)
Curiosidade: O Quilombo dos Palmares era composto por 11-12 mocambos (quilombos menores), cada um com seu líder. Era uma comunidade hierarquizada, havendo indícios de se tratar de uma “monarquia eletiva”, cujo rei comandava o conjunto de mocambos.
Atenção: Zumbi nasceu livre e nunca foi escravizado.
Houve outras várias comunidades de escravos foragidos, mas se acredita que o Quilombo de Palmares foi a maior delas.
(CACD, 2006 - Adaptada) A afirmativa "O Brasil fez-se Império antes de se fazer nação", sugere que: