No kderno found.
Seja muito bem vinda! Muito bem vindo!

Seja muito bem vinda! Muito bem vindo!

Este material foi amorosamente organizado para que você possa conhecer, compreender e experimentar (por que não?) este método que tem conquistado espaços importantes da nossa sociedade, e acima de tudo, tem proporcionado transformações nas relações das pessoas que se disponibilizam para esta vivência.
Costumam me perguntar se "Constelação Sistêmica" e "Constelação Familiar" são a mesma coisa? Eu te respondo aqui:
Você pode encontrar este MESMO MÉTODO com nomes um pouco diferentes, mas sempre que houver o termo "Constelação" estamos falando de uma mesma prática, as bases são as mesmas... Existem; "Constelações Sistêmicas", "Constelações Familiares", "Constelações da Justiça", "Constelação Organizacional", "Constelação Educacional", e por aí vai... Entretanto, aprendi que o "nome completo" do método é: Constelação Sistêmica Familiar.

Vale aqui, eu fazer uma observação pessoal: Você pode encontrar o nome das Constelações associadas a alguns termos religiosos ou ritualísticos. Eu, Juliana, entendo que isto não é o trabalho das Constelações Sistêmicas Familiares organizado por Bert Hellinger, e ensinado nos institutos e espaços de formação comprometidos com a obra deste teórico. A Constelação está fundamentada em teorias e experiências da Psicologia, da Filosofia, da Física Quântica e até da Antropologia. A Constelação não é um trabalho de cunho religioso, doutrinário ou espiritualista. Ela está a serviço de qualquer pessoa que esteja disponível para a expansão e compreensão das questões que lhe geram conflitos e desconforto.

Agora sim! Organizei uma série de vídeos que eu já tinha produzido (acrescentei alguns mais atuais), e senti que não estavam sendo bem utilizados. Aqui, você vai encontrá-los de maneira organizada e didática, se ainda assim você tiver dúvidas, entra em contato comigo! ;) Boa jornada!
Origens do método das Constelações Sistêmicas

Origens do método das Constelações Sistêmicas

As Leis Sistêmicas

As Leis Sistêmicas

Pronto, agora que você já sabe um pouquinho como tudo isso começou, eu vou te apresentar as Três Leis Sistêmicas:
1.
Pertencimento
2.
Ordem ou Hierarquia
3.
Dar e Receber, ou Equilíbrio
É importante entendermos que estas leis, são leis naturais, operam simultaneamente, e possuem a mesma importância para as nossas relações e sistemas, uma não exclui a outra. Nos próximo três vídeos, eu explico e exemplifico cada uma dessas leis.
Conscientes ou não da presença dessas Leis, todos somos submetidos à elas. Bert Hellinger observou que assim como a lei da gravidade atua independente de nossa vontade ou controle, as Leis Sistêmicas atuam onde há pessoas se relacionando. Ele nomeou como: Leis da Vida ou Leis do Amor.

Te convido à estar atenta(o) a você durante os vídeos, e sugiro que depois de assistir cada um dos vídeos, observa e toma nota, respondendo a estas questões: Como eu me senti enquanto ouvi a explicação dessa lei? Quais as memórias e insights que se apresentam? Quais conexões eu posso fazer com as minhas relações?

Vamos ao PERTENCIMENTO:

Vamos ao PERTENCIMENTO:

“Todo membro de uma família tem o mesmo direito de pertencer.” Bert Hellinger

Pertencer traz segurança e bem-estar, por esse motivo, quando há a exclusão de alguém da família, gera um tensionamento na rede, pois eles devem ser reconhecidos como parte integrante. Isso inclui por exemplo, crianças que não nasceram ou que foram abortadas. Elas fazem parte - mesmo que seja difícil - pertencem ao sistema e devem ser integradas ao grupo.
Lei da ORDEM ou HIERARQUIA:

Lei da ORDEM ou HIERARQUIA:

“Aqueles que vieram antes, tem autoridade sobre os que vieram depois”. Bert Hellinger

Quando os que estão em uma posição abaixo se colocam em postura de outros familiares que estão acima, é nesse momento que pode ocorrer um conflito. Muitas vezes, mesmo sendo feito através de gestos de amor ou imaturidade, podem ser considerados como uma arrogância cometida de forma inconsciente.
Lei do DAR e RECEBER, ou EQUILÍBRIO

Lei do DAR e RECEBER, ou EQUILÍBRIO

“Onde houverem pessoas se relacionando, as trocas entre elas devem ser equilibradas.”****  Bert Hellinger

Essa lei é infringida quando pessoas se doam demais e consequentemente ficam num lugar onde é difícil receber a dedicação que um dia deram. A proposta do equilíbrio é de se permitir vivenciar o fluxo das relações de experiências vivenciadas a partir da partilha.
E agora?

E agora?

Como esse conteúdo chega pra você? Faz sentido? Você conseguiu localizar onde essas Leis atuam na sua vida?
Para responder essas, e outras questões, eu te convido para acompanhar as minhas publicações, e se você sentir de ter um encontro de constelação, entre em contato!

Eu gostaria muito de saber se esse conteúdo fez sentido pra você, se você recomendaria ele para outras pessoas, e como ele te toca? (As estrelinhas são para saber o teu nível de satisfação com a disposição do conteúdo: 1 estrela - Insuficiente, pouco explicativo. 5 estrelas - Excelente conteúdo e exposição dele!)

Fico muito grata e feliz por você ter chegado até aqui!
Até Breve!
Juliana Villacorta.