No kderno found.
Quero te receber com muito carinho à primeira exploração de moda :)

Quero te receber com muito carinho à primeira
exploração de moda :)

curta a jornada: como funcionam os laboratórios?

curta a jornada: como funcionam os laboratórios?

Vamos entender como os laboratórios funcionam?
Bom! Primeiramente, um prazer! Sou a Marina - "cientista" da criatividade :) eu exploro materiais, métodos, habilidades e novas aventuras criativas por paixão mas, mais do que criar por amar criar, quero te envolver no processo e te passar TUDO o que sei.
Sou formada em Têxtil e Moda pela USP, com experiências de intercâmbio, trabalhos e pesquisas no exterior - sempre em busca da combinação da excelência e arte.
Temos aqui O LABORATÓRIO DE MODA que é uma das frentes do Laboratório de Criatividade. Aqui vou te chamar, você que curte "moda" e colocar a mão na massa, a andar de pertinho pra fazer seus próprios experimentos criativos.
Esse aqui não é um canal de DIY (do it yourself), nem de artesanato. Quero te colocar pra pensar além da técnica e trazer reflexões e uma troca humana em cada experiência: podemos nos conectar aqui em valores e propósito enquanto praticamos esses exercícios.
Já quis iniciar a "jornada" com esse vestido de linho, o vestido Eternidade, que pra mim é cheio de significados especiais. Ele foi feito em sua maior parte na máquina de costura, mas posso de contar um segredíssimo? Ele pode ser feito À MÃO também (e-xa-ta-men-te).
Eu procurei um tecido que pudesse dar a você a viabilidade de - você que talvez nem tenha uma máquina de costura - ter a experiência terapêutica de alinhavar um vestido como se você tivesse lá nos tempos em que pessoas usavam sandálias de Jesus, há uns milênios atrás.

vestido Eternidade

vestido Eternidade
bg-null
Uma das coisas que amo do novo movimento da moda é que ela não está mais sendo somente sobre roupas que usamos pra nos cobrir ou pra parecermos bonitos, mas tem se aberto um novo caminho de arte e expressão através dos elementos visuais, por isso prezo pelos significados e história.
A Nova Moda

A Nova Moda

porque não carregarmos "histórias ambulantes" se a nova moda é pra durar pra sempre? (sustentabilidade). Por isso escolhi o linho: um tecido natural que faz parte da nossa história da humanidade há milênios. E essa "pegada camisola", rs, perfeito pra um tempo em que se preza conforto e apego ao que mais se aproxima do humano, orgânico e natural. É um tempo de correria virtual e nossos dedos tocam vidro e plástico o tempo todo, por isso o linho é um (ufa) respiro.
Agora vamos pra prática sem blablabla (porque amo pensar sobre o significado das coisas):
Pra fazer esse vestido eu fiz um tutorial à la Marina bem desencanado e me divertindo. Eu estava passando por um momento complicado internamente de ansiedade e pensei que seria muito bom não andar sozinha na criação então, vulneravelmente, não pensei muito no "formato perfeito" pra te entregar esse conteúdo e em vez disso pensei que podemos crescer juntas(os) enquanto criamos. Enquanto isso também te conto sobre meus processos - aposto que você consegue ver que sou uma pessoa criativa e se eu posso te ensinar a ser também, conta comigo - e eu conto com você pra curtir ver o que você tem criado também.
BORA pros materiais:

BORA pros materiais:

Pega aí - 2,5m de Linho - Tesoura pra tecido - linha e agulha - fita métrica - papel kraft pro molde (ou outro papel grande) - régua quadriculada (é a minha preferida) - lápis e borracha pra riscar o molde - alfinetes (meus preferidos são Milward) - uma playlist empolgante (ou reflexiva, vai do seu mood) obs: isso tudo pra você poder fazer à mão, mas, bom... eu fiz à máquina, então: - máquina de costura reta e seus apetrechos (caseira, industrial... tanto faz).
ah! Esse é o vestido versão soltinho. Gosto de amarrar ele com o barbante na cintura. Não estamos com o vídeo de confecção do "cinto" disponível aqui, mas se quiser aprender me avisa pra eu saber, por favor.
como fazer esse molde:

como fazer esse molde:

É bem simples, fácil pra entender os termos básicos. As costuras de "bainha" são as feitas antes das de "união" - bainha do decote na frente, do decote nas costas, da cava direita e esquerda (frente e costas), já as costuras de "união" são laterais ( frente com costas) e nos ombros (frente com costas).


bg-null
Enfim, pronto! Fotografei com tema monocromático estendendo um tecido no fundo em um ambiente bem iluminado, fazendo depois a edição da foto pelo Lightroom.
Curtiu?
Aguardamos mais laboratórios pela frente!
dúvidas?

feedbacks, dúvidas, sugestões