No kderno found.
O gerenciamento de um página no Instagram requer cuidado. Independente se for um projetinho ou uma empresa, ele não pode seguir a lógica do "meu sobrinho sabe fazer". Por favor, não!
Para uma página crescer e entregar aquilo que esperamos dela, ela precisa de um carinho especial. E gosto de definir esse carinho em 4 etapas (que é a forma como eu trabalho). São as seguintes:
1.
Pesquisa
2.
Planejamento
3.
Acompanhamento
4.
Monitoramento
Algumas pessoas colocam mais etapas e outras menos. O mais legal é você entender como cada um faz e se adaptar para o que for melhor para você. Vamos conhecer cada etapa mais a fundo?
Pesquisa

Pesquisa

Essa é a etapa considerada o pré. Aqui é feita toda a pesquisa que vai guiar o seu perfil ou projeto.
Acho muito importante já chegar aqui com uma ideia do que será feito. Por exemplo: você vai começar um projeto? Já vem com um esboço do que será feito e será a hora de validá-lo aqui. Se você fez uma empresa ou um pequeno negócio, já um pouco mais fácil, pois a ideia já existe, e também iremos validá-la aqui.
Vamos ver as funções da pesquisa?
Concorrentes

Concorrentes

Para um negócio: Quem são seus concorrentes diretos? Quem são seus concorrentes indiretos?
Para um projeto: Quem são as pessoas que fazem conteúdo do mesmo nicho que você? Quais são as que fazem de outro nicho mas podem se relacionar com você?
Indico, além de acompanhá-las no dia-a-dia, para se inspirar e saber o que eles estão fazendo, anotar todos os pontos de contato, ou os mais relevantes delas (IG, Facebook, site, blog, etc).
Um exemplo de como fazer isso usando o Notion:

Criei usando as tabelas do Notion.

Criei usando as tabelas do Notion.
bg-null
O que já foi criado?

O que já foi criado?

Depois de pesquisar quem são os outros negócios ou projetos da sua área, hora de entendermos o que já foi criado. Sim. Entender o que está sendo feito é importantíssimo. É uma fonte a mais de inspiração e de própria análise, para você entender o que dá certo e o que não dá.
Mas calma! Não é pra copiar não. É um benchmark para você começar, apenas.
Nessa parte, vá bem fundo. Veja onde estão sendo criados os conteúdos, seus formatos (foto no feed, carrossel, vídeo, reels) e até mesmo CTAs, legendas e hashtags. Use e abuse , sem dó!
Para organização, use sua criatividade e guarde aquilo que você considerar ser o mais importante, desde imagens até textos.
Lembre-se: deixe em um lugar de fácil acesso, para consultar sempre que necessário. Ah, e esse é um documento que você deve atualizar sempre, mas falaremos disso mais pra frente.
Questionários

Questionários

Mas Pedro, como eu vou criar um questionário sem um público para perguntar? Você não precisa!
Entreviste seus amigos. Converse com criadores de conteúdo. Entenda suas dores. E ANOTE! Essas informações valem ouro, e a partir delas tenho certeza que surgirão muitos insights fodas para você.
Para te ajudar, aqui está um post do Lucas, do @botanarua, com um modelinho pronto para você entrevistar pelo menos 5 pessoas antes de botar seu projeto na rua:
Carregando embed...
E ah, funciona mesmo, viu? O @pedroexperimenta surgiu a partir desse questionário. Inclusive Lucas, se você estiver lendo aqui: muito obrigado!
Mas eu fiz algumas pequenas alterações, só que o escopo continuou o mesmo (😅). Num outro post trago ele para vocês. Prometo.
O que pode ser feito?

O que pode ser feito?

Pronto. Já sabe o que as pessoas precisam e o que está sendo feito, certo? Certo!
Hora de colocar a mão na massa então. Anote tudo o que você pode fazer de uma maneira bem ampla, os tipos de conteúdos, os formatos que você vai usar.
Deixe isso em um lugar bem fácil que ele será super importante muito em breve.

Falando por mim, acho a parte da Pesquisa a mais legal. Nela é onde você está conhecendo o terreno que você vai entrar, como para fazer sua casa (acredito que a sensação a mesma hehe).


Então, dê atenção à pesquisa. Não a subestime. Anote tudo (TUDO!) e revise esses documentos sempre que puder.


Bora pro planejamento?

Planejamento

Planejamento

Ótimo! Já está com tudo anotado, certo? Então hora de definir tudo o que será feito antes de colocar para rodar.
Bora lá?
Quais plataformas vou usar?

Quais plataformas vou usar?

Hoje em dia temos inúmeras opções de plataforma: Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn, etc. Contudo, nem todas funcionam bem para todos os públicos, e nem para você.
Atualmente, a rede que está em maior crescimento é o Instagram. Com novas ferramentas e atualizações constantes, são sem dúvida uma opção bem relevante para se considerar no começo.
Contudo, pesquise! Leia sobre todas elas, entenda suas principais características e ferramentas. Depois, defina a (ou as) principal para você.
Lembre-se: não tente abraçar o mundo de uma vez só. Comece mais devagar e quando começar a pegar o jeito e as coisas estiverem mais tranquilas, aumente a dose. Falei mais sobre isso lá no meu Instagram. Confere lá:
Carregando embed...
Defina seu conteúdo

Defina seu conteúdo

Hora mais legal do planejamento: definir o que será feito!
Mas Pedro, a última etapa da pesquisa não era anotar tudo o que poderia ser feito? Sim, e agora vamos peneirar isso.
Faça uma tabela e coloque o nome do conteúdo que você quer criar, em qual tema ele se encaixa, qual (ou quais) formato seria interessante abordá-lo e, por fim, sua ordem de prioridade.
Dessa forma será mais fácil enxergar o que você pode fazer e qual o próximo passo. Defina de maior prioridade no começo, conteúdos e formatos que você domina mais, e depois vai mesclando. Ah, e não se esqueça, foque em conteúdos relevantes para seu público e para sua estratégia.
Calendário de conteúdo

Calendário de conteúdo

Primeiro, vamos nos questionar: o quão importante é ter um calendário de conteúdo? É muito importante!
Nosso cérebro funciona melhor com base com objetivos. As datas ajudam nosso cérebro a entender e ir em busca desse objetivo até cumpri-lo. Sem elas, ele tende a nos tapear e sempre deixar para depois (explicação bem mais ou menos, mas resumidamente é isso hehe).
Então, defina datas para o que você quer fazer, e não necessariamente o que você vai fazer. Assim:


bg-null
Ou pode ser assim também:


bg-null
Notem que coloquei variações de assuntos, pois é o principal. O calendário não precisa ser engessado, você pode fazer essas variações sem problema algum.
E aí, para cada assunto desse, você vai definir na semana qual formato vai usar. De preferência, faça isso no domingo ou na segunda, para que toda a semana fique organizada assim que ela estiver começando, ok?

Importante:


Coloquei como semanas com três posts, mas lembre-se de ir no seu tempo. Se quiser fazer um ou 14 posts na semana, tá tudo liberado.


Respeite você, sua saúde mental, o seu tempo e a qualidade do seu conteúdo. Comece do seu jeito!

Já eu, gosto de fazer da seguinte forma:


bg-null
Para o @pedroexperimenta, não sou muito fã de já ter os assuntos que vou abordar na semana já pré-definidos. Gosto de definir assunto e formato no início da semana, quando eu for fazer o planejamento.
Enfim, cada um têm a sua forma de trabalhar! Nenhuma está mais certa ou mais errada que a outra. Encontre a que funciona melhor para você.

Guarde isso!


O calendário é importante para criarmos rotina e ajudar e muito na organização. Mas acontece, e vai acontecer, de em alguma semana você não conseguir cumprir com ele.


Não precisa sofrer. Se precisar fazer um post a menos, ou até mesmo um, dois ou três posts a mais, reorganize e encaixe tudo. Imprevistos acontecem.


O importante é você manter a constância sempre.


E ah, atualize e faça alterações sempre que achar que houver necessidade. E fuja da sua zona de conforto.

Persona

Persona

Serei bem sincero aqui: sou péssimo com criação de personas. Já aceitei isso e trabalho de outra maneira, anotando as dores.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre as dores, elas estão cada vez mais famosas e sendo abordadas das mais diferentes formas. Gosto de defini-las por: a dúvida de uma pessoa na qual eu posso ajudar.
Simples assim. Anoto tudo que meu público e possível público possui de dúvidas e crio conteúdo em cima disso.
E para adequar a linguagem, gosto de usar as próprias ferramentas de Analytics para saber a idade média de quem me segue e se está fazendo sentido com minha proposta.
Contudo, nunca criei uma persona específica, apenas alguns traços da minha audiência.
Metas

Metas

Essa parte é muito legal! E podemos resumir em: qual o objetivo do meu conteúdo?
Através disso, podemos traçar algumas metas e KPIs (próximo tópico).
Você pode estar começando um perfil ou projeto para conseguir novos clientes, para conseguir dar consultorias e mentorias, divulgar um curso ou simplesmente um local para passar seus conhecimentos.
No meu caso, é esse. Criar um perfil e textos onde posso ajudar pessoas que estão entrando agora no mundo digital, e podem se sentir perdidas.
Assim, minha meta é ter 2 pessoas por mês que tiveram uma evolução em suas páginas ou conteúdos a partir do que compartilho com elas.

the author of kderno has not finished this block yet

E aí, qual o objetivo do seu conteúdo? Me conta aqui!
Words: 0
* The response must be at least 1 characters
KPIs

KPIs

Os Key Perfomance Indicators chegaram! E eles podem ser conhecidos também como métricas. É o que vai te mostrar se o seu conteúdo está dentro dos seus objetivos.
Junto com as metas, eles também estão muito interligados com os objetivos do seu conteúdo.
Meus KPIs estão ligados aos salvamentos, comentários e conversas geradas a partir de cada conteúdo. E não pelo número de curtidas ou alcance do post.
Vamos entender o por quê? Meu objetivo é ajudar pessoas a evoluírem seus perfis, projetinhos e conteúdos. Então não preciso de um alcance muito grande para isso. Se 10 pessoas me seguem e 2 evoluírem com meu conteúdo, já está valendo o mesmo tanto se 1000 pessoas me seguissem e 2 evoluírem. Até prefiro com 10, que aí posso ajudar mais de perto elas.
Então, os 3 KPIs que desejo acompanhar são o números de saves no post (pessoas que gostaram tanto que salvaram pra ver depois), comentários (pessoas que estão interagindo comigo) e conversas (pessoas que estão interagindo mais diretamente ainda comigo), que estão totalmente ligados com meu objetivo.
Agora, você deve pensar em quais são os seus. E eles podem ser diversos, como:
Cliques no link
Alcance
Curtidas
Conversões
Etc
Vamos fazer um exercício juntos?

the author of kderno has not finished this block yet

Quais KPIs que você deve acompanhar?
Words: 0
* The response must be at least 1 characters
Acompanhamento

Acompanhamento

É o dia-a-dia, e também, a hora de colocar a mão na massa.
Aqui, é tudo que envolve a rotina das redes sociais, postagens, interações com o público até documentação. Vamos entender um pouco melhor?
Postagens

Postagens

Definição do tema, criação da peça e legenda e postagem. Essa rotina será comum para você.
Uma dica importante, é sempre organizar a sua criação de conteúdo, para saber o que pode ser feito e em que pé está.
Gosto de fazer um Kanban, da seguinte forma:
Com isso, temos:
Próximos: posts que ainda são uma ideia e não saíram do papel;
Peça em criação: entrou pro forno e a peça já está sendo preparada;
Copy: criando a legenda;
Fechado: post finalizado, mas ainda não foi postado. Esperando só ir para o ar;
Postado: todas as etapas finalizadas e o post no ar. Agora é só acompanhar a maravilha que você pôs no mundo!
Interação

Interação

Parte que, na maioria das vezes, é a mais importante para qualquer estratégia de redes sociais.
Interagir com o seu público é essencial. Você vai conhecê-los melhor, além de estreitar a relação, criando confiança e identificação.
A interação pode acontecer de várias formas:
Responder todos os comentários;
Conversar por DM;
Caixinha de pergunta nos stories;
Puxar conversa com outros criadores de conteúdo ou marcas.
Lembrando que, você sendo uma marca, pode usar as redes sociais também como SAC 4.0. Vou deixar aqui um artigo da Rock Content para aprofundar no assunto:
Carregando embed...
Documentação de dores

Documentação de dores

Documentar as dores e principais dúvidas de quem te segue é essencial para criar novos materiais.
Vai chegar um hora que o bloqueio criativo pode vir, ou sua lista de conteúdos que fizemos lá em cima se esgote. Essa documentação será super importante nessas horas. Ela vai dar um novo gás no seu conteúdo, além de ajudar (e muito) sua audiência.
Sempre que ouvir ou receber uma dúvida, guarde, tire um print, só não esqueça de salvar essa dor.
Depois, a transforme em conteúdo. Da maneira que achar melhor.
Benchmarking

Benchmarking

Benchmarking é uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu.

O que isso quer dizer? É você procurar e analisar, de forma estratégica, o que outras empresas e/ou criadores de conteúdo estão fazendo.
O bench pode e deve ser usado para inspiração, além de ficar por dentro de novos produtos/lives/conteúdos lançados.
Se quiser, e eu particularmente gosto muito, é de salvar os conteúdos que achar mais interessante para rever depois. Pode ser tanto nas opções "Salvar" ou com prints, etc.
Ah, e o bench pode ocorrer o dia inteiro, sempre que você estiver online consumindo conteúdo. Ele basicamente nunca termina.
Monitoramento

Monitoramento

Chegamos a última etapa! Hora de conferir como estão indo nossos posts, se eles estão condizentes com os KPIs e cumprindo seus objetivos.
Lembrando que todas as etapas podem e devem ser realizadas no dia-a-dia. Você deve ir intercalando com as etapas do acompanhamento, que acabamos de ver.
Análise de KPIs e relatórios

Análise de KPIs e relatórios

Gosto de colocar os dois juntos, pois eles se inter-relacionam. O relatório é composto pelas análises dos KPIs.
Mas vamos lá, temos algumas coisas legais para ver aqui:
KPIs: foram decididos lá no começo e podem ser acompanhados no dia-a-dia, sem um relatório próprio. É possível ver, no olho mesmo, se um post está cumprindo seu objetivo. Se precisar, faça os cálculos, mas não precisa anotá-los, nem nada.
Relatórios: aqui é o relatório mais completo. Com todos os KPIs e outras métricas que você achar interessante. Ele pode ser feito com mais tempo, de mês em mês, por exemplo. Ou até com um intervalo maior, como de 3 em 3.
O mais importante, é que ele esteja completo com o essencial e cumpra sua função, que é te mostrar se sua estratégia e conteúdos estão cumprindo seus objetivos.
A @anacarvalhorp fez um post sobre análise de resultados que ficou excelente. Vale muito a pena dar uma conferida:
Carregando embed...
Avaliação de desempenho

Avaliação de desempenho

Além de analisar o conteúdo, use ela também como uma auto avaliação.
Meu conteúdo está entregando valor? Então como posso entregar mais valor ainda?
Meu conteúdo não está entregando valor? Então o que estou fazendo de errado?
E não é precisar parar aí. Faça mais avaliações. Veja se está gostando do conteúdo que está criando, se está interagindo o tanto que deveria e muito mais.
Tomadas de decisões

Tomadas de decisões

Agora que já está com tudo levantado e feita a auto avaliação, as decisões podem ser tomadas a partir de dados e serem mais assertivas.
Sempre que achar necessidade, faça alterações na estratégia ou no projeto. Alinhe sempre com seus objetivos e deixe cada vez mais próximos dos seus objetivos.
Bônus

Bônus

Todas as etapas funcionam para se você for uma euquipe ou uma equipe normal, com mais pessoas.
Se for só você, acredito que esse é o básico que você precisa saber para fazer um bom gerenciamento de redes sociais. Se tiver mais pessoas, aloque as que tiverem mais facilidade ou experiência para as funções certas.
Seguindo todos os passos, tenho certeza que você estará no caminho certo para ter um ótimo gerenciamento de suas contas e estratégias.

Espero que tenha gostado do texto e que ele te ajude a alcançar seus objetivos.
Para mais conteúdos, é só me seguir no Instagram: @pedroexperiencia
E vou deixar aqui um campo para dúvidas e feedbacks. 🤍

Espaço para dúvidas, comentários, críticas e/ou sugestões de novos temas...



🙋‍♂️ Oi. Eu sou o Pedro e tenho um projeto no Instagram onde ajudo pessoas, de uma forma simples e fácil, a começar no mundo digital.

Se tiver interesse, dá uma olhadinha lá. É @pedroexperimenta.

Ficarei muito feliz em te conhecer. 🤍