No kderno found.
A erosão da democracia liberal
A erosão da democracia liberal
📚 Ementa do curso
📚 Ementa do curso
As democracias liberais se espalharam após a Guerra Fria, como em nenhum outro momento da história. Com variações entre os modelos, países ao redor do mundo passaram por consolidações democráticas, que criaram um padrão de democracias, aceitas internacionalmente. Mas os últimos anos nos mostraram a ascensão de diferentes questionamentos às democracias liberais.
Mesmo países que seguem democráticos não estão imunes aos debates acerca das bases nas quais se assentam as democracias. A erosão das democracias liberais é o tema deste curso do Petit Journal, em conjunto com o Clipping CACD
Aula 1 - Boris Johnson: democracia liberal e nacionalismo
Aula 1 - Boris Johnson: democracia liberal e nacionalismo
O Reino Unido é uma das referências democráticas do mundo, com sua monarquia constitucional em funcionamento há séculos. A despeito disso, há desafios que se impõem ao modelo democrático liberal, com o processo de aprovação do Brexit. O governo de Boris Johnson representa uma combinação pouco usual desde o fim da Guerra Fria, entre democracias liberais e inserções internacionais nacionalistas. De lá para cá, outros países enveredaram por caminhos similares, o que torna o modelo britânico rico para a construção deste debate.
Aula 2 - O czarismo moderno de Putin
Aula 2 - O czarismo moderno de Putin
Putin está no poder há 21 anos e pode permanecer à frente do maior mais do mundo até 2036, caso seus planos se concretizem. E, contrariando o estereótipo da perpetuação de um líder impopular, Putin segue bastante querido pelos russos. Nesta aula, teremos a oportunidade para debater os caminhos do presidente para sua perpetuação no poder, as bases de sua popularidade e a relação entre o cenário doméstico e a influência russa sobre o mundo, mesmo em condições econômicas adversas.
Aula 3 - Turquia e Hungria: democracias iliberais
Aula 3 - Turquia e Hungria: democracias iliberais
Turquia e Hungria possuem regimes legitimados pelo voto, mas com expansões dos poderes de seus governantes. Tanto Recep Tayyip Erdogan quanto Viktor Orbán vem ampliando sua capacidade de modificar as estruturas de suas democracias, ambos em choques com os padrões desejados pela União Europeia. Nesta aula, debateremos o passado recente destes países e as bases nas quais os mandatários se fortalecem às custas dos demais poderes, com motivações e consequências econômicas.
Aula 4 - Venezuela: tradição democrática e Nicolás Maduro
Aula 4 - Venezuela: tradição democrática e Nicolás Maduro
A Venezuela foi uma ilha de estabilidade democrática, enquanto o restante da América Latina testemunhava a proliferação de ditaduras militares. Ao longo dos últimos anos, no entanto, a Venezuela passou a ser apontada como um exemplo de deturpação democrática, em contraposição ao restante da região. Esta aula terá por objetivo debater o processo de consolidação do chavismo e sobre o discurso de uma democracia em bases populares e não-liberais. A aula aborda o histórico recente do país, suas condições econômicas e a transição e diferenças de estilo entre Hugo Chávez e Nicolás Maduro. A existência de dois sistemas legislativos e dois presidentes mostra o quão complexo e interessante é o cenário venezuelano.