No kderno found.
O mundo mudou e fomos atropelados
O mundo mudou e fomos atropelados
📚 Ementa do curso
📚 Ementa do curso
Você está lendo este texto por alguma via digital e, provavelmente, chegou nele pelo poder de algum algoritmo. Todos os dias somos impactados pelas inovações que mudam nossas relações com a sociedade, o consumo, as informações e até o nosso voto.
O novo curso do Petit Journal explora as mudanças estruturais causadas pelas inovações tecnológicas dos últimos anos. Abordaremos temáticas como a economia verde, a mudança dos padrões de consumo e comunicação, os impactos geopolíticos – com os novos polos inovadores na Ásia – e dois estudos de caso: a Itália, com a construção de uma nova forma de fazer política, e o Brasil, com sua aplicação prática.
Aula 1 - Tecnologias e novos padrões de consumo
Aula 1 - Tecnologias e novos padrões de consumo
Alguns anos atrás, o consumo era baseado em propaganda tradicional, de massa, por meio de televisão, jornais impressos ou outdoors, e pessoas indo até o comércio para comprarem aquilo que as interessava. Esse mundo evaporou ao longo dos últimos anos e deixou de existir com a pandemia do novo coronavírus. A tecnologia impacta de maneira frontal o consumo e traz novos temas: temos mais informações acerca de quem produziu e como produziu. Temas como tecnologia verde, sustentabilidade e escolhas políticas não são mais variáveis neutras na escolha dos consumidores. Nesta aula, abordaremos os impactos políticos e econômicos desta mudança nos padrões de consumo.
Aula 2 - De onde vem a inovação? A nova geopolítica da tecnologia
Aula 2 - De onde vem a inovação? A nova geopolítica da tecnologia
Ser um país inovador é sinônimo de ser uma potência. Nos últimos três séculos, testemunhamos as grandes inovações da humanidade serem produzidas nas grandes economias mundiais, notadamente no Reino Unido e, posteriormente, nos Estados Unidos. Hoje, os principais polos de inovação surgem na Ásia, o que muda a geopolítica tecnológica e a economia mundial. Nesta aula, falaremos sobre o novo momento da inovação, com uma visão global sobre o tema, traçando cenários sobre o que o futuro próximo nos reserva.
Aula 3 - Tecnologia e democracia direta: o vírus italiano
Aula 3 - Tecnologia e democracia direta: o vírus italiano
A tecnologia mudou para sempre a relação entre os cidadãos e as urnas. Se tais mudanças são inevitáveis, a versão mais radical desta transformação veio da Itália, com a implementação de estratégias políticas decisivas para o convencimento dos eleitores a votarem de formas específicas. E o impacto não ficou somente na Itália: o modelo italiano se espalhou pelas democracias ao redor do mundo, legando uma política mais polarizada e influenciada pelas redes sociais. Nesta aula, mostraremos como as estratégias políticas italianas mudaram o próprio funcionamento das democracias.
Aula 4 - A polêmica como estratégia: o caso brasileiro
Aula 4 - A polêmica como estratégia: o caso brasileiro
As eleições brasileiras de 2018 são um estudo de caso à parte. A política brasileira desde então conjuga impactos diversos, como as lições vindas da Itália, influências oriundas das eleições norte-americanas de 2016, além da própria dinâmica das redes sociais brasileiras desde as manifestações de 2013. Nesta aula, abordaremos o estado da democracia no Brasil, com sua polarização e polêmica constantes, e o impacto deste cenário na imagem internacional do Brasil.