No kderno found.
Utopias e realidades do Grande Oriente Médio
Utopias e realidades do Grande Oriente Médio
📚 Ementa do curso
📚 Ementa do curso
O ano virou e o Petit Journal dá início a uma nova temporada de cursos. E, para isso, voltamos ao Oriente Médio, inesgotável em sua complexidade. Agora, vamos para uma visão mais ampla da região, com países e regiões que pertencem ao Grande Oriente Médio.
Nesse curso, abordaremos alguns dos temas mais importantes para a geopolítica mundial, com a participação de grandes potências mundiais e com impactos históricos inegáveis. Vamos a eles!
Aula 1 - Curdistão: a última utopia das relações internacionais
Aula 1 - Curdistão: a última utopia das relações internacionais
Os curdos são o maior grupo étnico sem um estado do mundo, com um grupo populacional estimado em 30 milhões de pessoas. Esse grupo se estende por quatro países do Oriente Médio, e traz impactos diferentes para cada um deles: Turquia, Síria, Iraque e Irã. A busca pela criação de um Curdistão envolve não apenas atritos com os países por onde se espalham os curdos, mas também a luta contra o Estado Islâmico, um dos grandes desafios dos últimos anos. Nesta aula, falaremos sobre a história da luta pela criação do Curdistão e seu momento atual.
Aula 2 - Egito: o gigante do mundo árabe
Aula 2 - Egito: o gigante do mundo árabe
O Egito é o país de maior população árabe no mundo e, historicamente, se posiciona como uma das principais lideranças políticas árabes na política regional. A influência cultural e até mesmo linguística do Egito se materializou, historicamente, com figuras como a de Gamal Abdel Nasser, em uma sequência de eventos que levou a conflitos contra Israel, com a perda de territórios, acordo de paz com seu grande inimigo, ostracismo diante de seus tradicionais aliados e fortes impactos da Primavera Árabe. A complexidade do posicionamento egípcio diante do mundo será abordada nesta aula.
Aula 3 - Não invada o Afeganistão!
Aula 3 - Não invada o Afeganistão!
O Afeganistão faz parte do imaginário mundial há décadas. Se esteve muito em voga em 2001, quando foi o primeiro país invadido pela campanha de Guerra ao Terror de George W. Bush, após os atentados de 11 de setembro, a fama afegã é mais antiga. Invadir o Afeganistão foi a chave para o fracasso de alguns dos grandes impérios da atualidade. Esta aula vai abordar história recente deste país, passando pela ascensão e queda do Talibã, assim como as negociações de paz atuais.
Aula 4 - Líbia e o inverno árabe
Aula 4 - Líbia e o inverno árabe
A Primavera Árabe foi vista, entre os anos de 2010 e 2011, como um sopro de esperança para os países árabes, maltratados por décadas de ditaduras. A Líbia era um símbolo, visto que o presidente do país, Muammar Kadaffi, estava no poder há mais de 40 anos. Em meio às instabilidades do período, potências ocidentais intervieram no país, o presidente foi morte e, desde então, o país vem passando por uma interminável guerra civil. Em meio ao caos, a participação cada vez mais ativa de potências, como Rússia, França e Turquia, que fazem do enorme litoral líbio um tema fundamental para a geopolítica energética.